Nota Oficial contra a Extinção do Programa Leituras

Logo2 (2)

NOTA OFICIAL

O Sindicato dos Escritores do Distrito Federal – Sindescritores soube da reformulação conduzida nos veículos de comunicação do Senado Federal, em meados de abril deste ano e, manifesta aqui, sua perplexidade pela extinção do valoroso programa “Leituras”, que por anos, semanalmente dedicou-se à divulgação da literatura brasileira.

O âncora, Maurício Melo Júnior, conduzia de modo competente, “entrevistas com escritores e análises de obras literárias, com espaço para todas as correntes criativas. Os comentários procuravam formar um juízo de valor que ressalte as qualidades reais dos entrevistados e os possíveis equívocos dos textos que são analisados”, como era divulgado no site da Tv Senado.

Recentemente, mais de 500 mil jovens brasileiros conseguiram tirar “0” na prova de redação do Enem. Isso mostra de forma peremptória o quanto não temos tido políticas de leitura e escrita necessárias a permitir que nossos alunos consigam se expressar com mais clareza e conseguir se expressar melhor em todas as formas de relação possíveis, tanto pessoal, quanto profissional e emocionalmente.

A literatura, o embate literário de ideias, faz parte do cotidiano dos Três Poderes, até porque, não raramente, nos deparamos com parlamentares escritores. Não é à toa, que recentemente foi criada uma Frente Parlamentar Mista em Defesa do Livro, da Leitura e da Biblioteca, coordenada pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), para entre outros, “a promoção e incentivo da produção literária, de natureza material e imaterial, além de promover e fomentar mecanismos de incentivo à prática da leitura”.

Ao excluir tal programa da grade, presta-se um grande desserviço à sociedade tão carente de espaços de programação de qualidade.

Sabedores de que o Congresso Nacional é sensível, ou pelo menos, deveria ser, às letras, irmãs primeiras e consanguíneas da educação, nosso Sindicato encampará um movimento de coleta de assinaturas para o retorno de “Leituras” para a grade de programação. Temos que lutar por programas de qualidade que ajudam a formar, por meio da informação, brasileiros melhores.

Sindicato dos Escritores do Distrito Federal- Sindescritores

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s