Por Marcos Linhares
Um grupo – que contou com a participação do presidente do Sindicato dos Escritores do DF (Sindescritores), Marcos Linhares, do presidente da Câmara do Livro de Brasília, Ivan Valente, do produtor, Telmo Martins, da distribuidora e agitadora cultural, Glória Farias, da titular da área de Educacão, Formacão e Capacitacão do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Bibliotecas do DF, Cleide Soares e da educadora e escritora Gacy Simas, esteve reunido na tarde desta segunda-feira (22/06), na Secretaria de Estado da Cultura do DF, com Moema Faria, da Subsecretaria de Fomento e Incentivo.
Foram discutidos assuntos e critérios relativos aos editais do Fundo de Apoio à Cultura do FF (FAC)AC e à Lei de Incentivo à Cultura do DF (LIC). Ao final, ficou acordado que o grupo entregará uma lista que conterá críticas e sugestões ao próximos editais do FAC.
Também foram discutidas possibiidades para a área de literatura relativas à LIC.
Em tempo, veio à baila uma discussão que deverá ser amplificada nos próximos dias sobre os critérios (ou à possivel falta de critérios) relativos à realização de um circuito de feiras nas Região Administrativas do DF. Tudo indica que mais uma vez os autores locais que não pertencem a determinados grupos locais correm o risco de serem preteridos.
O Sindescritores assim como os presentes na reunião disseram na reunião que não permitirão que se a suspeita proceder, moverão mundos e fundos para impugnar qualquer iniciativa que possa vri recheada de vícios e falta de critérios, o que se caracterizaria falta de respeito à literatura da cidade como um todo.
Nova reunião foi marcada para a próxima segunda-feira (29-6).
Bacana! Vocês apresentarão esta lista com críticas e sugestões para os próximos editais? Abs.
CurtirCurtir
Sim
CurtirCurtir