Nota Oficial – Assunto: Fechamento do Núcleo de Literatura da Câmara dos Deputados criado em 2003

logo sindes

Brasília, 05 de outubro de 2015

NOTA OFICIAL

 

O Sindicato dos Escritores do Distrito Federal soube do fechamento em agosto passado do Núcleo de Literatura da Câmara dos Deputados criado em 2003 e, manifesta aqui, sua perplexidade pelo ato.

Segundo matéria publicada no Correio Braziliense, “o núcleo tinha o intuito de mapear a literatura como uma atividade permanente no cotidiano dos servidores da Câmara e, assim que foi autorizado, à comunidade externa. (…) Com mais de 20 cursos, mais de 300 alunos por semestre e quase 70 saraus realizados dentro e fora da Câmara, o Núcleo, integrado ao Espaço Cultural, começou com as atividades voltadas ao público interno do órgão, mas recebeu o aval da casa para abrir a programação para toda a sociedade”.

O Núcleo foi desalojado, sem expectativas de ser realocado para outro espaço das dependências do órgão…

Como justificar tal agressão ao trabalho do obstinado fundador, o professor, escritor e pesquisador português Marco Antunes? Entendemos as crises financeiras, as crises políticas mas o descaso para com manifestações artísticas como a literatura é inaceitável.

A Câmara dos Deputados é a Casa do Povo. Por ali, passaram e passam diariamente baluartes da cultura, do bom uso da palavra, da articulação de ideias, ideais e pensamentos. Tais ataques passam ao largo das supostas contenções. Um ataque à literatura é um ataque ao conhecimento, e por que não dizer, até mesmo ao livre acesso ao fruir do conhecimento intelectual.

Por isso, nós do Sindicato dos Escritores  emitimos uma nota não de repúdio, mas de reconsideração, por parte de Vossas Excelências da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados no sentido de ou devolver o espaço antigo ou facultar um novo que permita a continuidade deste tão valoroso e importante trabalho.

Colocamo-nos à disposição para o que for preciso e que estiver ao nosso alcance no intuito de tentarmos sanar tal dificuldade.

Marcos Linhares

                                           Presidente
                    Sindicato dos Escritores do Distrito Federal

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s