I Encontro Nacional sobre Sexo na Literatura
Tivemos uma ideia e a colocamos em prática. Está em fase de captação, o I Encontro Nacional sobre Sexo na Literatura, a ser realizado de 6 a 8 de maio de 2016 (6a. a domingo). A finalidade é discutir o uso do sexo na literatura e suas incursões na imaginação das pessoas.
Na literatura erótica ocidental, encontramos personagens conhecidos – Sade, Anais Nin, Masoch, Willian Burroughs, Oscar Wilde, Jean Genet e Henry Miller, sem contar com os autores libertinos do século XVII. Ainda temos a riqueza dos textos greco-romanos, o erotismo cristão, a luxúria da Idade Média, com o impactante”Decameron”, de Giovanni Bocaccio. E ainda, a grande “descoberta” renascentista de que a descrição das relações sexuais não era incompatível com a literatura sofisticada. De quebra: os frenesis secretos do período romântico, a literatura erótica feminina e gay, enfim.
Os escritores lidam e lutam há muito tempo pela expressão total da sexualidade. Entre os autores de livros “indecentes” tivemos e temos de tudo: humanistas, eruditos, padres, professores, a lista é longa… Eles tentam fazer o o leitor poder se familiarizar com as diversas formas de se descrever o amor físico.
O evento
Serão três dias nos quais teremos: Leituras dramáticas de textos (com atores), exibição de filmes, mesas com bate-papos e debates com autores, sessões de autógrafos, sorteios de livros e rodada de negócios com cineastas, roteiristas e diretores de cinema.
Divulgação
Prevê-se divulgação por meio de assessoria de imprensa especializada em eventos culturais, campanha publicitária em rádio, no Facebook, e anúncios nos jornais Metro, Destak e Publishnews.
Autores já confirmados
Três autores sindicalizados já confirmaram presença: a romancista Elaine Elesbão (matrícula 182), o poeta Wélcio de Toledo (matrícula 179) e o romancista e contista Daniel Barros (matrícula 95).
Contudo, estamos abertos a que os colegas nos apontem outros brasilienses dessa área (entre poetas, romancistas, cronistas, contistas e cordelistas) para que possamos convidá-los e inseri-los no processo.
Nomes que podem ser convidados:
– André de Leones, autor de “Hoje está um dia morto”
– Tatiana Salem Levy – autora de A chave da Casa
– Carol Bensimon- autora de Todos nós adorávamos caubóis
– Daniel Galera – autora de Cordilheira
– Reinaldo Moraes – autor de PORNOPOPEIA
– Pedro Bandeira, autor de “Mariana: Menina e mulher”
– Mirian Golderberg- autora de “Sexo”
– Deise Muller – autora de “Lilac” (Novo Século)
– Márcia Paiva – autora de “Sem Perdão” (Editora Baraúna)
– Tatiana Amaral -Autora de Função CEO – A descoberta do amor
– Silvia Fernanda – autora de ‘A inacreditável Arte de Ser um Capacho’
Pela afinidade com o tema, o Encontro será coordenado pela Elaine Elesbão, que foi quem trouxe a ideia inicial desse evento.
Daremos notícias à medida que tivermos outras informações sobre desdobramentos.
Estamos a trabalhar.
Marcos Linhares
Presidente
Sindicato dos Escritores do Distrito Federal