Comunicado Geral/38//2015 -Fim do convênio Agentes de Leitura????

logo2-2

logo2-2

Assunto: Fim do convênio Agentes de Leitura????
 
Soubemos por meio de nessa colega, Cleide Soares, que integra o Colegiado Setorial de Livro, Leitura e Bibliotecas do Distrito Federal, que a Secretaria de Estado da Cultura do DF vai devolver mais de R$ 1 milhão ao governo federal de um projeto conveniado com dinheiro na conta há tempos… O convénio expirará no dia 17/12/2015, ou seja, ainda temos tempo para renovação..
Nós do Sindescritores entraremos em ação tentar que tal convênio seja renovado. Pedimos a quem puder que ligue na Secretaria e se posicione contra isso. Já faltam verbas para a área, e quando há, não é usado e devolvido? Daremos notícias. Abaixo o texto de Cleide Soares explicado tudo. Publicamos com o consentimento dela:
“É com muita surpresa que tomamos conhecimento hoje no final do dia de que a Secretaria de Cultura não vai solicitar a prorrogação do Convênio 767996/2012, firmado entre a Secult e o Ministério da Cultura para seleção de 130 Agentes de Leitura no DF em 30 Regiões Administrativas do DF. Estão disponíveis em conta do GDF mais de R$ 1 milhão para esta ação.
O convênio vai expirar no próximo dia 17/12/2015 e não há iniciativa em curso para sua prorrogação, o que nos espanta, haja visto que o GDF vem reclamando da falta de recursos para ações em diversas áreas. Esta ação de apoio ao incentivo à leitura conta com recursos para aquisição de livros, capacitação de agentes de leitura, pagamento de bolsas a jovens do DF para o trabalho comunitário de incentivo à leitura, aquisição de material de trabalho entre outras etc.
Vimos, portanto, solicitar que o senhor faça gestões junto ao MinC e aos setores internos competentes para reverter esta absurda atitude e omissão no dever de agir ou a abertura de sindicância para apurar responsabilidades ou qualquer outra omissão para que tal convênio não tenha sido executado.
A população do Distrito Federal está perdendo muito isso, pois milhares de pessoas deixarão de ter acesso à leitura não por falta de recursos ou condições, mas por falta de atitudes no tempo certo.
Lamento ter que nos dirigir a Vossa Excelência para tratar sobre esta falha, pois várias vezes o Colegiado Setorial de Livro, Leitura e Bibliotecas se colocou à disposição para acompanhar este convênio e o do Circuito de Feiras e, ainda em maio deste ano, enviamos correspondência alertando para a necessidade de tomar providências relativas a vários pontos e à execução do Convênio. Ao conversar com sua equipe da área de livro e leitura, nos foi informado que tudo estava caminhando bem. Não entendemos porque agora surgem problemas irreversíveis que levarão à possível perda do Convênio e devolução dos recursos ao Ministério da Cultura.”
Estamos a trabalhar.
MARCOS LINHARES
PRESIDENTE
Sindicato dos Escritores do Distrito Federal
Tels.:  55 (61) 3031-6524 | 8405-8290
sindicatoescritoresdf@gmail.com
SCN Quadra 02 Bloco D Loja 310
1º Pavimento Shopping Liberty Mall – Asa Norte
CEP: 70712-904 – Brasília – DF
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s