Cancelamento dos Editais 1 –DE CHAMAMENTO PARA SELEÇÃO DE AUTORES E PROJETOS – e 4 –DE CHAMAMENTO PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES/AUTORES E PROJETOS DE PROFESSORES – da 32ª Feira do Livro de Brasília – Sindicato dos Escritores do DF e Câmara do Livro do DF
O Sindicato dos Escritores do Distrito Federal, a Câmara do Livro do Distrito Federal e Colegiado Setorial de Livro, Leitura e Bibliotecas do Distrito Federal gostariam de ser absolutamente justos com todos os escritores e os professores/escritores do DF- incluindo aí os contadores de histórias, ilustradores e quadrinistas, mediadores de leitura e oficineiros de atividades de incentivo à leitura e projetos de leitura–para apresentações durante a 32ª Feira do Livro de Brasília, que será realizada de 16 a 24 de julho de 2016, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Os três parceiros gostariam de pagar cachês para todos, pois reconhecem o trabalho primoroso, absolutamente necessário e qualificado de todos eles. Colocou-se o evento de pé, apesar de todos os percalços, mas diferente de outros eventos que assumem compromissos e usam da boa vontade alheia e depois não honram com os devidos pagamentos, a coordenação colegiada da 32ª Feira do Livro de Brasília não viu outra alternativa a não ser a de cancelar os editais 1 e 4 (com cachê) para evitar problemas futuros.
Nesse sentido, usaremos o item 10.1, previsto no edital no item “Das Disposições Finais” que reproduzimos abaixo:
“DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1 O Sindicato dos Escritores do DF e a Câmara do Livro do DF, conjuntamente, poderão prorrogar, adiar, revogar ou anular o presente Edital, na forma da Lei, sem que caiba aos participantes qualquer direito a reembolso, indenização ou compensação.””
Tentou-se de todas as formas, mas os recursos previstos de patrocínio diversos, não vieram, apesar de previstos. Cortou-se equipe, convidados, materiais, tudo foi feito para que os cachês dos editais pudessem ser honrados mas chegou-se a um ponto em que as instituições têm que ser honestas com cada uma e cada um dos inscritos.
Tudo o que podemos oferecer, nesse momento, aos classificados é a divulgação em nossa programação e o certificado de participação, mas entendemos que é difícil para qualquer escritor participar sob essas circunstâncias.
Entraremos em contato com cada uma e cada um dos selecionados para ver o que pretendem fazer.
Acima de tudo, escolhemos o caminho da verdade pois todos os artistas merecem tal atitude de quem contrata.
Apesar de tudo, faremos a melhor feira do livro possível, no melhor lugar e com programação de qualidade. Todos que quiserem/puderem permanecer para ficarem conosco até o fim serão muito bem–vindos, em respeito à literatura e à leitura, que não podem sucumbir, mesmo com tantas adversidades. Todos do edital que assim optarem poderão divulgar seus preciosos trabalhos assim como vender suas obras nos estandes de livrarias e instituições literárias participantes da feira.
Brasília/DF, 14 de julho de 2016
Marcos Linhares – Sindescritores-DF
Ivan Valério – Câmara do Livro do DF
Cleide Soares – Colegiado Setorial de Livro, Leitura e Bibliotecas do Distrito Federal