COMUNICADO GERAL 12/2017-Encaminhamentos da reunião com os poetas do Sindicato

WhatsApp Image 2017-03-21 at 15.24.50

 

Brasília, 23 de março de 2017

Assunto: Encaminhamentos da reunião com os poetas do Sindicato

Conforme divulgado foi realizada no sábado (11/3), no Liberty Mall,  a primeira reunião com os poetas do sindicato para elaboramos juntos uma agenda de eventos de poesia a serem promovidos pela instituição em 2017.

Estiveram presentes os poetas Jorge Alexandre Machado( matrícula 193), Wélcio de Toledo ( matrícula 179), Noélia Ribeiro (matrícula 228), Sandra Fayad ( matrícula 155), além do também poeta e professor de Literatura Brasileira da UnB, Augusto Rodrigues Júnior.

Foram apresentadas diversas sugestões, dentre elas, parcerias com restaurantes para confecção de forros literários de mesa, participação em eventos como Bsb Mix e Picnic, projetos do FAC, campanhas em ônibus e táxis, apoio e parceria com o projeto “Livro na Rua” (Thesaurus Editora), e, principalmente atividades em escolas do Distrito Federal.

Piloto no Núcleo Bandeirante
A poetisa sindicalizada Cristiane Sobral  (matrícula 92) mandou um recado para a reunião: “as escolas púbico do Núcleo Bandeirante estão disponíveis e ávidas para receber atividades com os escritores do DF”.

Clube do Livro do DF

Foi proposta e aprovada a criação do Clube do Livro do DF, que começará suas atividades nas primeiras escolas com atividades de poesia. A ideia é de fazermos dois tipos de atividades: A primeira é de realizarmos uma roda de leitura com autores daqui, ou melhor, uma roda de discussão. Pega-se o livro de um autor, no prazo de um mês um grupo lê aquele livro e numa conversa com ele discute-se aspectos interessantes da obra, entremeado de leitura de pequenos trechos. Esta ideia foi passada pelos sindicalizados André Giusti (matrícula 180) e Wélcio de Toledo. A segunda, apresentada por Noélia Ribeiro recebe o nome de “Biografias poéticas“, na qual o poeta fala de sua obra por meio da narrativa, interagindo e criando espaços para empatia com os alunos.

Invasões poéticas, Flashmobs e Piquenique litetário

Foi proposto pelo presidente do Sindescritores, Marcos Linhares, a realização de invasões poéticas ou Flashmobs, nas quais os autores irão chegar em praças e espaços públicos, em grupos e montar pequena estrutura com mesas e barraca que serão fornecidos pelo Sindescritores. Lá farão intervenções.

Adote uma biblioteca

Linhares também falou sobre o projeto ‘Adote uma biblioteca”, na qual cada escritor poderá adotar um biblioteca e realizar uma atividade por mês no local.

A próxima reunião será realizada no sábado (01/04), das 15h às 16h. Na pauta, além dos desdobramentos dos pontos acima, falaremos de oficinas, palestras, FAC, Sinepe/DF e campanhas ‘Compre um livro de poesia” e “Poesia no Metrô”.

Estamos a trabalhar.

Saudações literárias do,

MARCOS LINHARES
PRESIDENTE
Sindicato dos Escritores do Distrito Federal
Tels.:  55 (61) 3031-6524 | 8405-8290
sindicatoescritoresdf@gmail.com
SCN Quadra 02 Bloco D Loja 310
1º Pavimento Shopping Liberty Mall – Asa Norte
CEP: 70712-904 – Brasília – DF

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s