Pedro Ivo Peres Santana é autor da série “O Cerrado na Escola”,que já lançou 11, dos 14 livros previstos, falando sobre os seguintes animais: Seriema, Tamanduá-Bandeira, Lobo Guará, Arara, Inhambu, Onça Pintada, Carcará, Tucano, Raposa, Jaó e Ema. Os próximos lançamentos serão Gavião-Carijó, Perdiz e Tatu. A publicação é voltada para a educação infantil e já adotada em algumas escolas. Pedro Ivo foi agraciado com duas premiações do International Latino Book Awards.
A coleção é riquíssima para a educação infantil, inclusive propõe uma reflexão interdisciplinar, com perspectivas inovadoras, que facilita a compreensão do educando. Propõe ainda momentos de reflexão, descobertas, de leitura dinâmica, bem como um olhar para o cuidado com os animais, e, principalmente, a importância da conservação e preservação do bioma Cerrado como um todo. A coleção completa consta de livros sobre 14 animais ameaçados de extinção, seis frutas e mais cinco histórias do cerrado.
Rodrigo falará sobre o assunto, baseado na obra que escreveu, na qual estão presentes as memórias de personagens que viveram durante o regime militar e que tiveram seu cotidiano profissional influenciado pela censura de filmes. Um desses personagens é Maria Nilsa Soares da Silva Duhau, que trabalhou como representante das empresas produtoras de filmes e tinha suas próprias artimanhas para tentar “driblar” o cerceamento por parte do governo. Há depoimentos, ainda, de um cineasta, de dois censores e até de um economista que era contra o personagem Capitão Gay, interpretado por Jô Soares na década de 1980.
Rodrigo Duhau é servidor público desde 2005, atua como assessor de comunicação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) há dez anos. Já trabalhou em dois jornais da cidade.
Tarde
16h – Palestra “A Amazônia e consequências da sua ocupação” com o escritor e jornalista Pedro César Batista- seguido de sessão de autógrafos do livro “Joao Batista – Mártir da Luta pela Reforma Agrária”
Público-Alvo: Ensino Médio
Pedro César Batista é autor de diversos livros dedicados às causas do povo, principalmente à Reforma Agrária. Sua trajetória tem a formação de ativista da linha de frente pela Justiça Social contra o excludente neoliberalismo. A mensagem de Pedro demonstra a capacidade de verdadeira união do povo contra as forças do Capital. Seu convívio com lideranças de esquerda vem de berço. O exemplo de moralidade de dona Isaura, sua amada mãe, é parte fundamental do caráter do escritor, pois a tenacidade em busca de objetivos e sua altivez em não se abalar diante das dificuldades são exemplos nobres que marcaram as almas dos filhos. O pai sofreu atentado. Pedro também foi vítima de atentados. Aos quinze anos de idade se atirava na vermelha bandeira do movimento estudantil. Daí em diante o país ganhou um guerreiro bom escritor. No livro, “JoãoBatista, Mártir da Luta pela Reforma Agrária”, o autor Pedro Batista nos enche de conhecimento e esperança, e nos conta bem contado, a história do Brasil que a grande mídia esconde. Seu querido irmão João Carlos Batista foi martirizado pelo latifúndio. Este líder campesino foi testemunha dos horrores da injustiça no campo. Isto o atiçou à luta. Optou pela área jurídica como instrumental usado nos embates.
Dia 4 – Quarta
Lincon Lacerda é poeta, letrista, contista, músico, compositor, fotógrafo, cyber artista, quadrinista, astrólogo, professor, pedagogo e psicopedagogo. Bibl.:Poematemática; Poema panfleto cinderela; Poema panfleto branca de neve; Sonetos pedagógicos; Palavra, lavra, livro; Brasília Clássica. Gibis: Digi, o tal e ana, a lógica; Cãodango e Cãolongo; Reminiscências do comendador bararau o diário de um idolescente; Camp e Vamp; Não, Júlia.
Raúl Ernesto Larrosa Ballesta é contista e poeta bilíngüe espanhol e português.
Nasceu no Uruguai e vive em Brasília.
Verônica Saiki é artista Plástica e pós-graduada em Design Gráfico e Editorial. Atuante em atividades diversas nos campos de suas formações com destaque para ilustração, escultura e quadrinhos. Autora de “Verdugo o inacreditável – Procurados” e “Boa Noite, Maria!” |