A BDB originou-se no Serviço Nacional de Bibliotecas (SNB). Antes era uma pequena biblioteca situada na galeria do Hotel Nacional de Brasília, que acabou sendo incorporada, em 1969, ao Instituto Nacional do Livro. Em 20 de novembro de 1970, foi inaugurada sob o título de “Biblioteca Demonstrativa do INL”. Em 2012, após o falecimento da saudosa diretora e bibliotecária da instituição, Maria da Conceição Moreira Salles, que tanto fez por aquele espaço mágico e, consequentemente, pela cidades, a Biblioteca Demonstrativa de Brasília passou a chamar-se “Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles”. Hoje, a BDB completa 49 anos! Mas não temos ainda o que comemorar.
O espaço continua fechado. E aos trancos e barrancos, em meio ao processos eternos de licitação, a tão esperada reforma vai saindo… O departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), da Secretaria de Cultura (agora no ministério do Turismo) conseguiu empenhar os móveis, fazer um aditivo para que a empresa contratada possa concluir o serviço da reforma. Enfim….
Como presidente do Sindicatos dos Escritores do DF, estive com vários ministros da Cultura, protocolizamos ofício após ofício pedindo explicações e exigindo que a Biblioteca nos seja devolvida. Há entendimentos entre o governo federal e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (SECEC), para que a Biblioteca tão logo seja inaugurada (a última previsão era 30 de outubro deste ano, seja assumida pela SECEC… Contudo, será que esse secretário de cultura do DF dá conta de honrar o que assume? Ele parece ter desprezo pela área do livro… (Clique Aqui e veja vídeo no qual Adão Cândido confirma publicamente a parceria: Biblioteca Demonstrativa – Parceria entre Governo Federal e Secretaria de Cultura do DF)
Quanto ao DLLB, conta hoje com uma brava diretora interina, Ana Cristina Araruna, que tenta algo fazer, apesar da falta de recursos e de definições da pasta, jogada de lá para cá e que só recentemente nomeou o Secretário de Economia Criativa. Ah, a secretaria dele que ficou meses sem um titular A Secretaria da Economia Criativa possui em sua estrutura duas unidades finalísticas: o Departamento de Empreendedorismo Cultural e o Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas… Pois é…
Hoje é 20 de novembro. Amanhã, protocolizarei novo ofício solicitando informações sobre a reinauguração de nossa Biblioteca Demonstrativa. Podem até querer que caia no esquecimento, mas isso não acontecerá. As Biblioteca são templos vivos de iluminação cultural, de sonhos e de construção de novas perspectivas de vida. É assim em Portugal, em Londres, no Japão e terá continuar sendo assim aqui também!
Viva a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles!!!
Em tempo, um pouco de *memória:
Com a extinção do Instituto Nacional do Livro em 1990, o espaço foi denominado “Biblioteca Demonstrativa de Brasília”. Foi vinculado, a partir de então, à Fundação Biblioteca Nacional, pessoa jurídica ligada ao Ministério da Cultura, sediada no Rio de Janeiro.
Desde 1º de setembro de 2014, a BDB desvinculou-se administrativamente da Fundação Biblioteca Nacional. Subordina-se, atualmente, ao Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria Especial de Cultura, subordinada ao ministério do Turismo. Desse modo, constitui agora um órgão da Administração Direta Federal.
Em maio de 2014, a Biblioteca Demonstrativa de Brasília foi interditada pela Defesa Civil do Distrito Federal, em razão das condições físicas precárias que apresentava na ocasião. Um dos principais fatos que ensejaram o fechamento da Biblioteca foi o risco de queda da marquise na entrada principal, mas a instituição já contava, à época, com numerosos problemas em suas instalações.
*Com informações da Wikipedia
Marcos Linhares
Presidente do Sindicato dos Escritores do DF
Porta voz do Fórum do Livro e da Leitura do DF