Desafio Literário 3 – Prêmios – Vale-Livro de R$100,00 e Livros

A primeira pessoa que enviar as respostas corretas às questões abaixo ganhará um vale-compras da Livraria Leitura do Pátio Brasil Shopping (Brasília) no valor de R$ 100,00. A segunda, a terceira e a quarta pessoa que enviar as respostas corretas farão jus a um livro de autor brasiliense. Mande as respostas para: sindicatoescritoresdf@gmail.com até o meio dia (12h) deste sábado, 21 de agosto de 2021. O resultado será publicado na tarde do sábado. E então, bora?




1- É professora, escritora e contadora de histórias. Realiza, nas escolas públicas do DF, atendimentos individualizados a crianças com necessidades educacionais especiais. Nascida em Corrente (PI), boa parte das obras que publicou foi ilustrada por Silvana de Paula.
A) Lande Trindade
B) Gacy Simas
C) Débora Bianca
D) Lair Franca


2- Implantou mais de 10 mil bibliotecas comunitárias no Brasil, Timor Leste, Moçambique, Cuba e Titular do Conselho Regional de Cultura do Plano Piloto (2018/2019 e 2021/2024).
A) Gilbson Alencar
B) Cleide Soares
C) Antonio Navarro
D) Arádia Raymon


3) Integrou a delegação brasileira que participou do “V Festival de Poesía y Arte de La Habana” (Cuba). Esse autor tem como sobrenome artístico o nome de uma cidade de um estado do nordeste.
A) Alexandre Lobão
B) José Carlos Brito
C) Antonio Navarro
D) Ildefonso de Sambaíba


4) Seu avô, Raymundo de Monte Arraes era escritor e foi ele que a influenciou fortemente, tanto que é o patrono dela na vida literária…
A) Ozaina Barros
B) Margarida Patriota
C) Vânia Diniz
D) Ana Delicy


5)A Revista Superinteressante lançou o “Mapa Literário do Brasil”: um guia com os escritores que melhor representaram (e representam) cada um dos estados brasileiros. Qual autor representa Roraima:
A) Luiz Pieri
B)Glauber Vieira
C) José Wrigell
D) Zezé Maku


6) Artista multifacetado (fotógrafo, quadrinista, pedagogo, músico), esse autor lançou “Sonetos pedagógicos”, “Poematemática”, “Cãodango e Cãolongo)”, entre tantos outros.
A) Alex Almeida
B) Carlos Rochedo (Julios d’Gales)
C) Lincon Lacerda
D) Anand Rao


7) Além da UnB, esse escritor também foi fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal e ajudou a iniciar a Associação Nacional de Escritores (ANE). Lecionou nas universidades YALE e UCLA (EUA). Publicou 21 livros, entre eles Pedra azteca (1985), Memórias de signos (1993) e Antologia Pessoal (2001). Também foi amigo de Carlos Drummond de Andrade e Ángel Crespo.
A) José Santiago Naud
B) Antonio Miranda
C) José Ferreira
D) Joanyr de Oliveira


8) Reside em Brasília desde 1960. Poeta, ficcionista, teatrólogo, crítico, jornalista, membro e fundador de diversas entidades culturais de Brasília. Trabalhou no Diário e Emissoras Associados, sendo por muitos anos jornalista do Correio Braziliense, onde foi um dos mais aguerridos divulgadores da emergente literatura de Brasília. É um dos fundadores do Sindicato de Escritores do Distrito Federal. Qual o nome dele e do poema abaixo?


“só falo
sonâmbulo
o que acordado me calo
mas me ofereço
paisagem
de carne e osso
nos balanços de seios
na beira do rio
na beira do corpo…
nas viagens
das virgens
(babilônicas)
fui feito urgente
de desejo insatisfeito
fiquei sem caminhos
(sem rios)
para chegar ao mar

me sonho boi
para mastigar cores
da solidão…”


A) Ézio Peres – Flores da Solidão
B) Ézio Pires – Flores da Solidão
C) Ézio Peres – Cores da Solidão
D) Ézio Pires – Cores da Solidão


9) Esse livro de Elias Daher nos brinda com poemas dedicados ao cinema, e inspirado em um drama biográfico, de 1945, dirigido por Charles Vidor para a Columbia Pictures, com roteiro de Sidney Buchman baseado numa história de Ernst Marischka que conta a vida do pianista e compositor polonês Frédéric Chopin.
A) Entre a percepção e a realidade
B) Complexo de Golgi
C) À noite sonhamos
D) Ponto de Inflexão


10) Idealizador dos projetos Literatura por Mulheres, ELIFANT – Encontro de Literatura Fantástica do Cerrado, Brasília que Escrevo e mediador dos bate-papos Arte da Palavra e Vitrine Literária, esse autor e produtor cultural, é autor de “Clarice, a última Araújo” .
A) Salomão Souza
B) Murilo Homem
C) Paulo Souza
D) Glauber Vieira


11) Esse livro de poemas de Jorge Amâncio, publicado em 2017, é todo dedicado à boemia brasiliense da década de 1980. Amâncio é carioca, nasceu em 1953 e reside em Brasília desde 1976. Licenciado em Física pela Universidade de Brasília, professor da Fundação Educacional do Distrito Federal, participante e ativista de movimentos sociais de luta contra o preconceito racial. Começou a publicar seus textos poéticos no jornal Raça do M.N.U. (Movimento Negro Unificado), no início dos anos 80.
A) Batom d’amor e morte
B) Negrojorgen
C)Nós outrxs
D) Para outro eu maldito ainda sóbrio


12) “A história gira em torno de uma menina com deficiência física, que tem muitos sonhos e gostaria de ser uma borboleta para conhecer vários lugares. E a borboleta cansada de só voar queria muito ser estudante para aprender a ler e a escrever, ter a liberdade de brincar.” Falamos de que obra e de qual autora?
A) O Segredo de Nanda – Fernanda de Oliveira
B) A menina cata-vento – Débora Bianca
C) A Borboleta e a Menina – Alessandra Alexandria
D) A festa das borboletas – Ironita Mota


*Quem for de fora do DF receberá livros de autores brasilienses pelo Correio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s