Lançado o EDITAL 02/2022 da 36ª FeLiB– Programa Quadradinho +Autoral-SELEÇÃO PÚBLICA PARA PARTICIPAÇÃO – CESSÃO NÃO ONEROSA DE ESTANDES

Objetivando possibilitar a participação das cadeias criativa, mediadora e produtiva de Empreendedores Criativos, Editoras Independentes e Artesanais, Projetos Sociais de Leitura, Coletivos, Academias, Grupos, Associações e Sindicatos Literários e Artísticos que integram as Cadeias Criativa, Mediadora da Leitura e Produtiva do Livro do DF na 36ª Feira do Livro de Brasília – FeLiB, o o Comitê Gestor do evento lançou no dia 07 de junho o Edital 2, de CESSÃO NÃO-ONEROSA DE ESTANDES que ocuparão o Espaço destinado ao Programa intitulado de Quadradinho + Autoral.

As inscrições vão até o sábado, 11 de junho e o resultado da seleção dos candidatos será divulgado nas redes sociais e no site da FeLiB (felibdf.com.br), assim como no site do Sindicato dos Escritores do DF (sindescritores.com), há anos parceiro do evento, na segunda-feira, dia 13 de junho.

Quem for selecionado terá que executar algumas contrapartidas. Segue abaixo, o Edital na Íntegra e em anexo, para baixar no link:

36ª Feira do Livro de Brasília – FeLiB

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO – 02/2022

Programa Quadradinho + Autoral

SELEÇÃO PÚBLICA PARA PARTICIPAÇÃO – CESSÃO NÃO ONEROSA DE ESTANDES EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO No: 02/2022

O Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro – IPCB e a Câmara do Livro do Distrito Federal – CLDF tornam público o presente edital, visando à seleção de Empreendedores Criativos, Editoras Independentes e Artesanais, Projetos Sociais de Leitura, Coletivos, Academias, Grupos, Associações e Sindicatos Literários e Artísticos integrantes das Cadeias Criativa, Mediadora da Leitura e Produtiva do Livro interessados em participar da 36ª Feira do Livro de Brasília – FeLiB nas condições estabelecidas pelo presente instrumento.

1.DA FEIRA DO LIVRO DE BRASÍLIA: Idealizada e realizada anualmente desde 1982 pela Câmara do Livro do Distrito Federal, a FeLiB é uma iniciativa de Estímulo à Leitura, de Promoção do Livro e de Valorização da Literatura, especialmente orientada para facilitar o exercício dos direitos culturais dos cidadãos do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno – RIDE. A Feira integra o Calendário Oficial de Eventos de Brasília desde 2002 e se converte na mais tradicional e democrática ação literária do Centro-Oeste.

  1. DA 36ª Feira do Livro de Brasília – FeLiB: Com o tema “O Quadradinho, o Quadrinho e a Leitura… Sempre em Frente”, a edição 2022 reafirma a vocação histórica e institucional da Feira do Livro de Brasília – FeLiB ao instituir uma edição especialmente pensada para declarar amor incondicional por Brasília e por seus criadores e para destacar a importância das Histórias em Quadrinhos (HQs), como narrativa que contribui significativamente para despertar no cidadão do Distrito Federal o prazer pela leitura.
    1. DO LOCAL: A 36ª Feira do Livro de Brasília – FeLiB será ambientada em estrutura

efêmera situada no Complexo Cultural da República – Esplanada dos Ministérios

em área aproximada de 6.000m2, denominada Cidade da Leitura.

  1. DO PERÍODO: A 36ª Feira do Livro de Brasília -FeLiB será realizada no períodode 17 a 26 de junho de 2022. O horário de funcionamento será das 9h às 22h de segunda a sexta-feira e das 10h às 22h aos sábados e domingos.
    1. DO OBJETO: Impulsionar o ambiente empreendedor criativo dos pequenos negócios, reconhecendo e difundindo iniciativas de estímulo à Leitura, de promoção do Livro e de valorização da Literatura realizadas no Distrito Federal, por meio da cessão não onerosa de espaço expositivo na 36ª Feira do Livro de Brasília – FeLiB.
    2. PÚBLICO ELETIVO: Empreendedores Criativos, Editoras Independentes, Editoras Artesanais, Projetos Sociais de Leitura, Coletivos, Academias, Grupos, Associações e Sindicatos Literários e Artísticos integrantes das Cadeias Criativa, Mediadora da Leitura e Produtiva do Livro do Distrito Federal.
    3. Os estandes estarão localizados na Cidade da Leitura na área designada “Quadradinho + Autoral”.
    4. Serão destinados 120mde estandes no total, com 12 estandes de 8m2, distribuídos conforme os seguintes critérios:

1.7.1. 02 (dois) estandes para acolherem entidades e coletivos de escritores que existem há mais de 30 (trinta) anos;

1.7.2. 04 (quatro) estandes para acolherem entidades e coletivos de escritores com menos

de trinta anos;

1.7.3. 04 (quatro) estandes para uso coletivo destinado a acolher editoras independentes

e artesanais;

1.7.4. 02 (dois) estandes para projetos sociais de leitura.

2.0. CRITÉRIOS ELETIVOS:

2.1. Os candidatos necessariamente devem estar radicados em Brasília, Distrito Federal, e comprovar o endereço em sua titularidade.

2.2. Os candidatos estão obrigados a mandar a ficha de inscrição (anexo 1) e apresentar portfólio (fotos, declarações e matérias publicadas na internet e em meio impresso) para comprovar sua atuação em projetos e/ou ações ligados à valorização do autor, da literatura e de programas sociais de leitura.

2.3. Os candidatos deverão estar alinhados com a proposta curatorial e os objetivos

pedagógicos, literários, sociais e ambientais da Feira.

2.4. Dentro desta concepção de valorização do livro, de estímulo à leitura e de promoção da literatura, especialmente orientada para facilitar o exercício dos direitos culturais dos cidadãos, os candidatos deverão apresentar uma proposta de programação que pode ser lançamentos de livros, rodas de conversa e de leitura, contações de histórias, atividades lúdicas e formativas, oficinas, entre outros.

2.5 Como contrapartida, o expositor e/ou expositora deverá propor duas atividades, nas quais haja:

2.5.1 Incentivo à leitura e/ou à formação de leitores;

2.5.2 Incentivo à formação de novos escritores e ao fazer artístico;

2.5.3 Desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à cadeia produtiva do livro;

2.5.4 Promoção da fruição artística ao público.

2.6. As atividades também passarão por curadoria.

2.7. Os candidatos selecionados terão de divulgar, em suas redes sociais, todas as atividades que desempenharão na FeLiB, incluindo-se as iniciativas de contrapartida aprovadas pela curadoria. Visando manter a integridade da identidade visual do projeto, o comitê organizador disponibilizará a arte das peças de divulgação para serem personalizadas com a sua programação.

3. DO CRITÉRIO DE SELEÇÃO: As pessoas físicas e jurídicas que atenderem ao presente chamamento público e comprovarem satisfatoriamente os requisitos constantes deste edital estarão aptas a participar.

3.1 Somente serão aceitas inscrições de pessoas físicas que comprovarem residência; e de pessoas jurídicas que comprovarem que a instituição ou estabelecimento/empresa é situado na cidade de Brasília, Distrito Federal.

3.2 Será considerada apenas uma proposta de inscrição (via e-mail) por expositor/interessado.

Apenas o primeiro e-mail enviado será considerado, demais tentativas não serão válidas.

4. DAS INSCRIÇÕES: As inscrições serão efetuadas via e-mail (felibedital2@gmail.com) com a apresentação de todas as documentações relacionadas no item 2 deste Edital.

4.1 As inscrições deverão ser realizadas de 07 a 11 de junho.

4.2 Ao inscrever-se, o candidato declara estar de acordo com todas as condições estabelecidas neste Edital de Chamamento Público.

4.3 O resultado da seleção dos candidatos será divulgado nas redes sociais e no site da FeLiB

(felibdf.com.br), assim como no site do Sindicato dos Escritores do DF (sindescritores.com), no

dia 13 de junho.

5. DA DOCUMENTAÇÃO: No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes

documentos para caso de pessoa física: cópia do documento de identidade; cópia do Cadastro de

Pessoas Físicas – CPF; cópia do comprovante de residência.

5.1 No caso de pessoa jurídica: cópia do documento de identidade do responsável legal; cópia do

Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ; cópia do comprovante de endereço do

estabelecimento comercial.

5.2 O mapa com a disposição dos estandes, após a escolha, será divulgado nos sites da FeLiB (felibdf.com.br) e do Sindicato dos Escritores do DF (sindescritores.com).

6. DO USO DOS ESTANDES: Fica sob a responsabilidade do EXPOSITOR a segurança do material exposto, a manutenção e o cuidado com o estande, assim como a limpeza posterior, e a retirada de tudo que houver no recinto da exposição.

6.1 Fica sob a responsabilidade do EXPOSITOR qualquer material deixado no estande fora do horário de funcionamento do evento.

6.2 A participação neste credenciamento implica a aceitação plena e irrevogável das normas constantes neste instrumento;

6.3 São de exclusiva responsabilidade do Expositor os compromissos e encargos de natureza trabalhista, previdenciária, fiscal, comercial, bancária, intelectual (direito autoral, inclusive os conexos e propriedade industrial), bem como quaisquer outros resultantes desse processo, ficando os organizadores da 36ª Feira do Livro de Brasília – FeLiB excluídos de qualquer responsabilidade em relação àqueles aspectos;

6.4 O pedido de inscrição ao presente processo de seleção obriga ao candidato interessado o cumprimento de todos os termos do presente Edital, correspondendo sua inscrição à aceitação de todas as condições e obrigações.

6.5 É vedado ao interessado retirar seus produtos e/ou deixar o estande vazio durante o

período de funcionamento da Feira, podendo sofrer sanções.

6.6 Casos não previstos neste edital serão discutidos e decididos pelo Comitê Organizador

do evento.

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº: 02/2022

ANEXO 1 – FICHA DE INSCRIÇÃO PESSOA JURÍDICA

1 – RAZÃO SOCIAL:

2 – NOME FANTASIA:

3 – CNPJ:

4 – ENDEREÇO:

5 – TELEFONE:

6 – ENDEREÇO ELETRÔNICO:

7 – REPRESENTANTE(s) LEGAL(is):

Nome:

Documento de Identificação nº:

Nome:

Documento de Identificação nº:

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº: 02/2022

ANEXO 2 – FICHA DE INSCRIÇÃO PESSOA FÍSICA

1 – NOME COMPLETO:

2 – DOCUMENTO DE IDENTIDADE:

3 – CPF:

4 – ENDEREÇO:

5 – TELEFONE:

6 – ENDEREÇO ELETRÔNICO:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s