Doze horas de poesia no Museu de Arte de Brasília

Poetas vão receber a população, para juntos, declamarem/lerem poemas de todos os estilos

Numa iniciativa do Sindicato dos Escritores do DF (Sindescritores) em parceria com o Instituto Fazer o Bem e com o Museu de Arte de Brasília, neste sábado (20/05), das 9h às 21h, poetas da cidade vão declamar/ler poemas autorais ou não, com participação aberta à comunidade, ou seja, estimulando a população a ir ao Museu e também verbalizarem poemas. . A ação conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (SECEC). Tudo será transmitido em tempo real no YouTube @sindescritoresdf7861 e Facebook @Sindescritores  

Para o idealizador e coordenador da iniciativa, Marcos Linhares, será um dia de troca de experiências poética e de convidar Brasília a ler/curtir/declamar poesias.  

“Convidamos poetas de academias, de várias entidades, repentistas, pessoal das batalhas de rima, afinal precisaremos vencer 12 horas ininterruptas. A oralidade vai mostrar o cheiro, a cor, a musicalidade que um poema traz. Será um momento de reencontro com o pulsar da poesia da capital do Brasil”, afirma,

Ele explica que a cada hora, poetas da cidade se revezarão e, além de ler, facultarão o acesso a quem chegar para usar os microfones do evento. Todos  que comparecerem poderão além de falar , conhecer escritores da cidade, pegar autógrafos, adquirirem livros e se aproximarem da produção poética da cidade.

“Também homenageamos o grande poeta Anderson Braga Horta. até aqui, o único poeta da cidade a ganhar o Prêmio Jabuti, na categoria Poesia (2001). Ressalto que ele nasceu em 17 de novembro de 1934 (idade 88 anos) e que estará presente tanto na abertura quanto no encerramento às 21h”, revela Linhares.

Anderson Braga Horta não escondeu a satisfação com a homenagem. ” Agradeço do fundo da alma essa maratona. Agradeço ao Marcos Linhares e aos companheiros que darão vida a essas horas poéticas do dia 20.  Em verdade é uma celebração da poesia, que se fará presente em múltiplas e variadas vozes ao longo do dia”, observou o ilustre poeta. 

Marcos Linhares e Marcelo Jorge

O diretor do Museu de Brasília, Marcelo Jorge, ressalta que além desse lindo encontro poético, quem ainda não conhece poderá também conhecer esse belo e significativo aparelho cultural de Brasília.

“Recebemos essa inusitada proposta e aderimos na hora. A poesia das obras que compõem o nosso acervo fará par com os lindos poemas que encherão o nosso espaço neste sábado. Vai ser uma festa!”, finaliza Marcelo Jorge.  

Publicidade

Um comentário sobre “Doze horas de poesia no Museu de Arte de Brasília

  1. Uma boa iniciativa. Nos anos 80 eu era um poeta sonhador e participava dos eventos da época tanto na Biblioteca Demonstrativa quanto no Teatro Galpão. Foram experiências inesquecíveis. Neste sábado (20/05) eu preferi ler gibis de Walt Disney depois do almoço, deitado com a janela aberta, observando nosso belo céu da tarde.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s