Apresentação da Estante do Escritor Brasiliense

camara-leg-df-300x150

Nesta quinta-feira (30), às 17h, a Biblioteca Paulo Bertran da Câmara Legislativa do Distrito Federal, representada pelo Terceiro Secretário, Deputado Distrital Raimundo Ribeiro, e pela Diretora da Biblioteca, Cleide Soares, recebem a visita do Senador Cristovam Buarque, escritores e entidades representativas do setor literário do Distrito Federal, para apresentação da Estante do Escritor Brasiliense e do Espaço Especial da História de Brasília, iniciando as homenagens ao 57º aniversário de Brasília. O gesto pretende estimular outras bibliotecas do Distrito Federal a efetivarem o cumprimento da Lei e estimular a leitura de obras de autores locais, além de valorizar o conteúdo produzido sobre a história do DF.

A Biblioteca da CLDF é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, para leitura local, disponibiliza a Biblioteca Digital para download de várias obras de conteúdo sobre o Distrito Federal e mantém um Ponto de Leitura para visitantes e servidores terceirizados.

A Lei

Em 1998, quando o senador Cristovam Buarque era Governador do Distrito Federal foi sancionada a Lei 2.094, que “cria a Estante do Escritor Brasiliense a ser implantada nas bibliotecas públicas, nas escolares e nas localizadas nos prédios da administração direta, indireta ou fundacional do Distrito Federal”. A Lei foi de iniciativa do então deputado distrital Geraldo Magela, atendendo à demanda do então Assessor de Literatura da Secretaria de Cultura, Gustavo Dourado. A coordenadora de Bibliotecas do Distrito Federal à época, Cleide Soares, implantou as estantes nas Bibliotecas Públicas do DF e autores locais fizeram as doações.

Entre os órgãos públicos, a Câmara Legislativa foi o primeiro a cumprir imediatamente a Lei, em 1998, e criou a Estante do Escritor Brasiliense que, hoje, dispõe de um acervo com mais de 600 obras de escritores brasilienses, iniciativa que garantiu a inclusão das obras, catalogadas e indexadas, na Rede Virtual de Bibliotecas – RVBI, que congrega 12 bibliotecas, entre elas as Bibliotecas do Senado Federal, Câmara dos Deputados, Advocacia Geral da União, Supremo Tribunal, Superior Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas do DF entre outras, que mantêm um imenso acervo compartilhado e um catálogo de acesso a todo o Brasil.

 Estante Especial da História de Brasília 

Além da Estante do Escritor Brasiliense, já existe, a Câmara Legislativa do Distrito Federal, lança a nova Estante Especial da História de Brasília que vai destacar um vasto conteúdo de autores locais e de fora sobre a história e especificidades da capital. Livros, periódicos, mapas, registros sonoros e outros documentos sobre a história local estão disponíveis para a população do Distrito Federal, seja por meio físico, seja por meio virtual.

Estamos a trabalhar.

Saudações literárias do,

MARCOS LINHARES
PRESIDENTE
Sindicato dos Escritores do Distrito Federal
Tels.:  55 (61) 3031-6524 | 8405-8290
sindicatoescritoresdf@gmail.com
SCN Quadra 02 Bloco D Loja 310
1º Pavimento Shopping Liberty Mall – Asa Norte
CEP: 70712-904 – Brasília – DF

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s